segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Cocada do Geo
Esta cocada é uma receita do meu sogro, o Geo. Ele sempre fez esta cocada em almoços familiares e sempre me deliciei, até que decidi ousar e resolvi fazer. Segundo a minha esposa, ficou igual. O que difere esta cocada das outras é a cremosidade e o equilíbrio do doce, pois não fica enjoativa. Particularmente eu não gosto das cocadas duras, secas. Se você me acompanha neste gosto, então prepare-se para surpreender, pois com certeza esta é a receita mais fácil deste blog.
Ingredientes:
1 Coco ralado
1 lata Leite condensado
1 xic. Açúcar
Preparo:
Coloque todos os ingredientes numa panela e misture constantemente até que fique soltando do fundo da panela.
Espalhe numa tábua de carne e deixe esfriar em temperatura ambiente. Corte em pedaços e sirva. Você pode optar por colocar em um recipiente e comer de colher, mas tira a tradicionalidade da cocada.
Dica: Opte sempre pelo coco ralado na hora, pois tem os fios macios e não os farelos secos.
Risoto de Camarão
Este é um prato gourmet, mas simples de fazer. Basta vontade, seguir corretamente os passos abaixo e bom gosto. Mãos à obra!
Ingredientes:
1 xic. Arroz arbóreo (próprio p/ risoto)
400g Camarão M/G descascado
1L Caldo de camarão (quente)
1 Creme de leite (caixinha)
1 col. sopa Requeijão tradicional
2 col. sopa Manteiga
2 col. sopa Queijo parmesão ralado
100ml vinho branco seco
Pimenta do reino moída e sal à gosto
Preparo:
Coloque o arroz arbóreo numa panela e coloque caldo de camarão já morno apenas até cobrir o arroz. À medida que for secando, vai colocando mais caldo até o arroz fique "al dente", com o caldo seco.
O próximo passo é colocar o vinho branco e deixar ferver por aproximadamente 3 minutos, para que o alcool seja evaporado. Em seguida coloque o creme de leite, o requeijão e o parmesão ralado, pimenta do reino e sal à gosto (prove antes pois o caldo de camarão já é salgado). Mexa até ficar uma mistura homogênea. DEsligue o fogo e coloque uma colher de manteiga e misture bem (a manteiga serve para deixar o risoto com aspecto cremoso e brilhante).
O passo seguinte é aquecer numa frigideira, duas colheres de manteiga. Quando estiver bem quente, jogue os camarões já temperados apenas com pimenta do reino e sal e deixe-os assar por uns 5 minutos apenas, para que fiquem firmes.
Agora é só montar o prato fazendo uma "cama" com o risoto e os camarões por cima. Ou então use a criatividade emonte do seu jeito, e bom apetite!
Assinar:
Postagens (Atom)