segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Risoto de frango ao cabernet




Fiz este prato para um jantar rápido e com poucos ingredientes. Fui inventando na hora e o resultado me surpreendeu. O vinho deu um sabor e aroma bem particular, um toque de bom gosto e o adocicado da redução de vinho que deu o equilíbrio certo ao prato. Faça e não se arrependa - super fácil.

Ingredientes:

1 xic. Arroz branco cozido
1 Envelope de Meu Segredo (ou outro tempero pronto de sua preferência)
200g Peito de frango desfiado (uso o Vapza pois já vem pronto)
1/2 xic. Peito de peru defumado ou presunto
1/2 xic. Azeitonas cortadas
1 xic. Batata palha (opcional)
200g Creme de leite
2 col. sopa Requeijão
1/2 xic. Uva-passa
1/2 xic. Água
2 xic. Vinho tinto Cabernet Sauvignon
1/2 xic. Açucar
3 col. sopa Azeite
Pimenta do reino e queijo parmesão ralado a gosto.

Preparo:

Aqueça o azeite com o Meu Segredo e asse o peito de frango desfiado, o peito de peru defumado, as azeitonas e as uvas-passa por 2 minutos, mexendo sempre. Tempere com pimenta do reino moída. Baixe o fogo e adicione o creme de leite, o requeijão e a água. Deixe ferver por mais 2 minutos, mexendo sempre. Acrescente uma xícara de vinho tinto, misture bem e deixe ferver em fogo baixo por mais 2 minutos, até que o alcool do vinho evapore por completo e o sabor se misture aos demais ingredientes. Jogue o arroz já cozido e misture bem até formar uma mistura homogênea. Reserve.

Redução de vinho:

Em uma panela, ferva uma xícara de vinho com meia xícara de açucar até atingir ponto de calda.

Montagem:

Derrame um pouco da redução em um canto do prato e com uma colher espalhe até a putra extremidade. Coloque o risoto por sobre o ponto de partida e derrame mais um pouco da redução sobre o risoto. Se preferir, jogue um pouco de batata palha por cima e sirva com um vinho tinto cabernet sauvignon.

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário