terça-feira, 11 de outubro de 2011

Hambúrguer


Sempre gostei de hamburguer do tipo caseiro, artesanal, alto, pesado e suculento. Pra mim, o sanduiche não precisa de muita coisa. Se você tem o costume de encher o pão com ovo, queijo, linguiça, e aquela salada de coisas calóricas, esqueça. Com esta receita, você só vai precisar de bom gosto e boca grande para saborear um delicioso hamburguer. A receita mais simples deste blog, garanto! Ideal para servir para a criançada ou até mesmo para os amigos.

Ingredientes:

1kg de carne moída (patinho)
200g de bacon moído (sem a capa dura)
1 cebola peq. ralada
1 dente de alho espremido
1 xic. de salsinha picada
3 col. sopa de sal

Preparo:

Mistura bem todos os ingredientes com as mãos, faça bolas de carne no tamanho desejado e dê o formato do seu hamburguer. Você pode fazer também usando forminhas. Asse-os na frigideira anti-aderente com um fio de óleo por cerca de 2 minutos de cada lado (apenas para selar a carne). Depois coloque todos numa forma com queijo em cima, direto no forno pré-aquecido em fogo alto por aprox. 20-30 minutos.

Depois é só servir.

Dicas: Prefira queijos processados, pois não derretem com facilidade, garantindo a beleza do sanduiche. Se for usar saladas, prefira poucas opções, como somente alface ou rúcula.
Faço cada um com 180g, mas você pode fazer menor. Lembre-se que que eles encolhem um pouco.

Bom apetite!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

TACOS DE FAJITAS



Arriba Muchachos! Hoje é dia de comida mexicana, com tacos de carne.
Quem é de Recife e arredores certamente deve ter conhecido ou ouvido falar do bar mexicano chamado Artes % Tacos, que ficava no bairro de Setúbal. A casa sempre cheia e com fila de espera se dava pela cozinha mexicana de primeira e pela cerveja que era sempre super gelada.
Bem, o fato é que desde que a casa fechou eu procurei em várias outras, os tacos com o mesmo paladar. Como não encontrei, resolvi arriscar e para surpresa geral, funcionou! Divido com vocês aqui o resultado.

Ingredientes:

1kg de carne cortada em tiras (alcatra ou patinho)
3 col. sopa de manteiga
3 col. sopa de fondor Maggi (ou outro tempero pronto para frango)
2 cebolas médias cortadas fininhas
1 pimentão vermelho
10 tortilhas Rap10 Bimbo
1 ramo de alface
200g de queijo mussarela ralado grosso

Preparo

Se puder, compre a carne já em bifes amaciados. Corte em tiras, tempere com o Fondor, misture bem e reserve por 20 minutos.
Aqueça a manteiga na panela e coloque a carne, mechendo para que não grude. Quando formar a água na carne, acrescente as cebolas e os pimentões e deixe ferver por aprox. 30 minutos oi até a água secar quase por completo.

Aqueça as tortilhas numa frigideira anti-aderente e pode servir.

Montagem: Geralmente se coloca nesta ordem: tortilha - carne - alface - queijo. Mas pode variar da maneira que achar melhor.

Dica: Pimenta Chilli é ideal para colocar no taco já montado.

sábado, 1 de outubro de 2011

Carne Moída



Hoje a minha receita é a brasileira carne moída. Um prato que muitos não seu valor mas que serve de base para tantas receitas, como: lasanha, suflês, tortas, bolinhos, molhos, entre tantos outros. O prato típico da carne moída com arroz e purê de batatas é bem curinga e agrada a todos os paladares.
Aprenda agora a fazer uma deliciosa carne moída que aprendi com minha avó.
E acredite, não leva uma gota sequer de óleo.
Uns dos pratos mais fáceis e rápidos de preparar.

Ingredientes:

1Kg de carne moída de primeira (patinho, chã de dentro, alcatra, contra-filé)
1 cebola picada
1 pimentão verde picado
1 dente de alho espremido
1 xic. coentro e cebolinho ou salsa fresca picados
1/2 xíc. extrato tomate ou ketchup
1 col. sopa de sal
1 tablete ded caldo de carne / costela / bacon
1 col. sopa de colorífico
1 pitada de açúcar

Preparo:

Misture todos os ingredientes com a carne e descanse por 30 minutos para misturar bem os sabores.
Coloque numa panela tampada e após ferver, destampe e deixe por aprox. 30 minutos. A carne soltará sua própria água e mesmo que após os 30 minutos ainda tenha muita água, deixe ferver destampado até que seque do seu agrado.

Agora é só comer a carne pura ou com outra receita, tudo vale a pena quando se tem uma carne gostosa e com aquele gostinho caseiro, herança da vovó.