segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Risoto de frango ao cabernet




Fiz este prato para um jantar rápido e com poucos ingredientes. Fui inventando na hora e o resultado me surpreendeu. O vinho deu um sabor e aroma bem particular, um toque de bom gosto e o adocicado da redução de vinho que deu o equilíbrio certo ao prato. Faça e não se arrependa - super fácil.

Ingredientes:

1 xic. Arroz branco cozido
1 Envelope de Meu Segredo (ou outro tempero pronto de sua preferência)
200g Peito de frango desfiado (uso o Vapza pois já vem pronto)
1/2 xic. Peito de peru defumado ou presunto
1/2 xic. Azeitonas cortadas
1 xic. Batata palha (opcional)
200g Creme de leite
2 col. sopa Requeijão
1/2 xic. Uva-passa
1/2 xic. Água
2 xic. Vinho tinto Cabernet Sauvignon
1/2 xic. Açucar
3 col. sopa Azeite
Pimenta do reino e queijo parmesão ralado a gosto.

Preparo:

Aqueça o azeite com o Meu Segredo e asse o peito de frango desfiado, o peito de peru defumado, as azeitonas e as uvas-passa por 2 minutos, mexendo sempre. Tempere com pimenta do reino moída. Baixe o fogo e adicione o creme de leite, o requeijão e a água. Deixe ferver por mais 2 minutos, mexendo sempre. Acrescente uma xícara de vinho tinto, misture bem e deixe ferver em fogo baixo por mais 2 minutos, até que o alcool do vinho evapore por completo e o sabor se misture aos demais ingredientes. Jogue o arroz já cozido e misture bem até formar uma mistura homogênea. Reserve.

Redução de vinho:

Em uma panela, ferva uma xícara de vinho com meia xícara de açucar até atingir ponto de calda.

Montagem:

Derrame um pouco da redução em um canto do prato e com uma colher espalhe até a putra extremidade. Coloque o risoto por sobre o ponto de partida e derrame mais um pouco da redução sobre o risoto. Se preferir, jogue um pouco de batata palha por cima e sirva com um vinho tinto cabernet sauvignon.

Bom apetite!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Penne com carne a la crema


O melhor deste prato é mistura de sabores na dose certa. Uma carne que mais parece um strogonoff mas com um sabor marcante da cozinha mexicana.
Unindo a uma boa massa, tem-se um prato fácil de fazer e muito gostoso. Um prato para toda a família. Pegue nota:

Ingredientes:

1kg de carne cortada em tiras (filé, patinho, contra-filé)
2 cebolas médias picadas
1 pimentão vermelho picado
1 dente de alho inteiro
1 creme de leite
3 col. sopa de requeijão
2 col. sopa de queijo ralado
3 col. de sopa de manteiga
1/2 xic. de vinho tinto
4 col. sopa de fondor
1 pacote de penne

Modo de preparo:

Misture bem o fondor com a carne e reserve por 15 minutos. Enquanto isso, coloque o penne em água fervente por cerca de 15 minutos (ver preparo na embalagem)escorra e lave em água fria. Aqueça bem a manteiga com um pouco de azeite e quando estiver bem quente coloque a carne junto com a cebola, alho e pimentão. Cozinhe por 20 minutos.
Coloque o creme de leite, o vinho, requeijão e o queijo ralado. Após ferver por cerca de 3 minutos, incorpore o penne ao molho e sirva.

Rendimento: 4 pessoas.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Hambúrguer


Sempre gostei de hamburguer do tipo caseiro, artesanal, alto, pesado e suculento. Pra mim, o sanduiche não precisa de muita coisa. Se você tem o costume de encher o pão com ovo, queijo, linguiça, e aquela salada de coisas calóricas, esqueça. Com esta receita, você só vai precisar de bom gosto e boca grande para saborear um delicioso hamburguer. A receita mais simples deste blog, garanto! Ideal para servir para a criançada ou até mesmo para os amigos.

Ingredientes:

1kg de carne moída (patinho)
200g de bacon moído (sem a capa dura)
1 cebola peq. ralada
1 dente de alho espremido
1 xic. de salsinha picada
3 col. sopa de sal

Preparo:

Mistura bem todos os ingredientes com as mãos, faça bolas de carne no tamanho desejado e dê o formato do seu hamburguer. Você pode fazer também usando forminhas. Asse-os na frigideira anti-aderente com um fio de óleo por cerca de 2 minutos de cada lado (apenas para selar a carne). Depois coloque todos numa forma com queijo em cima, direto no forno pré-aquecido em fogo alto por aprox. 20-30 minutos.

Depois é só servir.

Dicas: Prefira queijos processados, pois não derretem com facilidade, garantindo a beleza do sanduiche. Se for usar saladas, prefira poucas opções, como somente alface ou rúcula.
Faço cada um com 180g, mas você pode fazer menor. Lembre-se que que eles encolhem um pouco.

Bom apetite!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

TACOS DE FAJITAS



Arriba Muchachos! Hoje é dia de comida mexicana, com tacos de carne.
Quem é de Recife e arredores certamente deve ter conhecido ou ouvido falar do bar mexicano chamado Artes % Tacos, que ficava no bairro de Setúbal. A casa sempre cheia e com fila de espera se dava pela cozinha mexicana de primeira e pela cerveja que era sempre super gelada.
Bem, o fato é que desde que a casa fechou eu procurei em várias outras, os tacos com o mesmo paladar. Como não encontrei, resolvi arriscar e para surpresa geral, funcionou! Divido com vocês aqui o resultado.

Ingredientes:

1kg de carne cortada em tiras (alcatra ou patinho)
3 col. sopa de manteiga
3 col. sopa de fondor Maggi (ou outro tempero pronto para frango)
2 cebolas médias cortadas fininhas
1 pimentão vermelho
10 tortilhas Rap10 Bimbo
1 ramo de alface
200g de queijo mussarela ralado grosso

Preparo

Se puder, compre a carne já em bifes amaciados. Corte em tiras, tempere com o Fondor, misture bem e reserve por 20 minutos.
Aqueça a manteiga na panela e coloque a carne, mechendo para que não grude. Quando formar a água na carne, acrescente as cebolas e os pimentões e deixe ferver por aprox. 30 minutos oi até a água secar quase por completo.

Aqueça as tortilhas numa frigideira anti-aderente e pode servir.

Montagem: Geralmente se coloca nesta ordem: tortilha - carne - alface - queijo. Mas pode variar da maneira que achar melhor.

Dica: Pimenta Chilli é ideal para colocar no taco já montado.

sábado, 1 de outubro de 2011

Carne Moída



Hoje a minha receita é a brasileira carne moída. Um prato que muitos não seu valor mas que serve de base para tantas receitas, como: lasanha, suflês, tortas, bolinhos, molhos, entre tantos outros. O prato típico da carne moída com arroz e purê de batatas é bem curinga e agrada a todos os paladares.
Aprenda agora a fazer uma deliciosa carne moída que aprendi com minha avó.
E acredite, não leva uma gota sequer de óleo.
Uns dos pratos mais fáceis e rápidos de preparar.

Ingredientes:

1Kg de carne moída de primeira (patinho, chã de dentro, alcatra, contra-filé)
1 cebola picada
1 pimentão verde picado
1 dente de alho espremido
1 xic. coentro e cebolinho ou salsa fresca picados
1/2 xíc. extrato tomate ou ketchup
1 col. sopa de sal
1 tablete ded caldo de carne / costela / bacon
1 col. sopa de colorífico
1 pitada de açúcar

Preparo:

Misture todos os ingredientes com a carne e descanse por 30 minutos para misturar bem os sabores.
Coloque numa panela tampada e após ferver, destampe e deixe por aprox. 30 minutos. A carne soltará sua própria água e mesmo que após os 30 minutos ainda tenha muita água, deixe ferver destampado até que seque do seu agrado.

Agora é só comer a carne pura ou com outra receita, tudo vale a pena quando se tem uma carne gostosa e com aquele gostinho caseiro, herança da vovó.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Macarronada de Frango


Sabadão em casa, tranquilo, até que de repente me chegam 3 sobrinhos de surpresa em cima da hora do almoço. Adoro os sobrinhos. Adoro cozinhar. Feito! Corri para a cozinha pra ver o que tinha. Sempre tenho na dispensa um pacote de frango desfiado da Vapza (veja aqui). Já vem pronto, só temperar e mandar brasa!

Ingredientes:

400g frango desfiado (Vapza)
100g requeijão
150g milho
50g queijo ralado
1 pcte. espaguete
1 cebola picada
1 dente de alho espremido
1 xic. leite
2 creme de leite
1 col. sopa de sal
2 col. sopa de azeitonas sem caroço
azeite de oliva

Preparo:

Numa panela grande, coloque para ferver bastante água com sal e um fio de óleo. Coloque o espaguete em água fervente por aprox. 15 minutos. Lave em água fria, escorra e reserve (ver instruções na embalagem).
Para fazer o molho, refolgue a cebola e ao alho no azeite. Ao dorar, acrescente os demais ingredientes com exceção do requeijão e do queijo ralado. Após ferver por 5 minutos, acrescente o restante e deixe ferver por mais 3 minutos.
Aqueça o espaguete com azeite numa panela, jogue todo o molho, misture bem e sirva.

Simples assim! Bom apetite!

Bolo de Trigo


Esse é o típico bolo pra tomar com um cafezinho. Fofinho, molhadinho, deixa qualquer um com a boca cheia d´água. Muita gente gosta de receitas rebuscadas, tortas finas, mas na verdade o simples bem feito agrada a qualquer paladar.
Bota o café pra esquentar enquanto faz este bolo simples e rápido de fazer. Nunca foi tão fácil fazer um bolo.

Ingredientes:

4 xícaras de trigo com fermento
4 ovos
3 xícaras de açucar
1 leite de côco peq.
1 margarina peq.

Preparo:

Com uma batedeira, misture bem o açucar com a margarina. O segredo é misturar na sequência correta e bem - aprox. 3 minutos. Coloque os ovos, sempre misturando. Após misturar bem, vá adicionando o trigo aos poucos. Quando ficar grossa a massa, jogue o leite de côco e mistire tudo por uns 3 minutos até ficar uma mistura bem homogênea.
Coloque tudo numa forma untada com margarina e trigo e coloque em forno pré-aquecido em 200˚ por aproximadamente 30 minutos. Quando estiver pronto, tire e desenforme-o.

Dica: Com um palito grande de madeira ou uma faca, vá enfiando no bolo após os 30 minutos de forno. Quando a faca sair limpa, sem resíduos, é sinal que o bolo está pronto.
Quanto mais você mistura na batedeira, mais certeza que a receita funcionará.

Pavê de Chocolate com licor





Esta receita é da patroa, pessoal. Portanto, se não der certo a culpa não é minha. Mas como eu sei que isto não seria impossível, sou um felizardo em ter uma esposa de mão cheia. Não sou muito bom no preparo de doces e sobremesas. Ela dá o equilíbrio. Esta sobremesa é realmente deliciosa. Não tão doce e o licor dá um toque todo especial de requinte. Podem se deliciar.

CREME:

2 latas de leite condensado
1 lata de leite (usar como medida a lata do leite condensado)
6 Colheres de sopa de chocolate em pó
1 lata de creme de leite

RECHEIO:

1/2 pacote de biscoito Maria
1/2 xícara de licor de sua preferência
1/2 xícara de leite

CALDA:

1 lata de creme de leite
2 colhes de de sopa açúcar
4 colheres de sopa de chocolate em pó

PREPARO:

Creme: Misture tudo numa panela e leve ao fogo até engrossar - após engrossar ( +/-ponto de papa), você joga o creme de leite, mexe bem e retira do fogo. Separa uma parte do creme ainda branco e a outra metade vai ao fogo novamente, mas com o chocolate em pó. Deixa dar a primeira fervura e desliga.
Recheio: Misturar o licor e o leite e embebedar as bolachas rapidamente, não é para amolecer muito.
Calda: Colocar tudo numa panela e mexer bem até ficar bem grosso, isso leva um pouco de tempo. Aconselho fazer após a montagem.
Montagem: Colocar o creme branco, colocar os biscoitos, jogar o creme preto por cima. Colocar na geladeira por uns 30 minutos. Retirar, jogar a calda por cima e decorar como achar melhor, pode ser com biscoito, chocolate, morangos....



Dica: O biscoito pode ser substituído por gotas de chocolate, castanha, nozes, ameixa, frutas....todas antes embebida no licor.
Sugiro o licor Bailey´s ou Amarula. Mas se não tiver um desses dois, opte por outro que seja cremoso, adocicado.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Sopa de Feijão Maravilha




Sobrou feijão do almoço?
Muitas pessoas não gostam de comer feijão requentado. Não é o meu caso. Mas essa vai pra quem está com feijão que sobrou e não sabe o que fazer com ele. Aqui vai uma receita bem simples e muito gostosa, de uma feijão de feijão com toque bem regional.

Ingredientes:

- 500g de feijão já pronto
- 1 xic. linguiça em tirinhas
- 1/2 xic. coentro picado
- 1/2 xic. cebolinho picado
- 2 batatas médias
- 1 pitada de pimenta do reino
- 300ml água

Modo de preparo:

Corte a batata em cubinhos e ferva por aprox. 7 minutos (não deixe ficar muito cozida, para não se dissolver na sopa).
Passe o feijão já pronto, com carnes, etc, no liquidificador por aprox. 2 minutos (até ficar bem homogêneo - ponto de creme). Reserve.
Frite a linguiça até ficar em ponto de crocância.
Coloque todos os ingredientes numa panela e ferva por 5 minutos, mexendo sempre para que as batatas não grudem no fundo da panela.

Fácil, não?

Aproveite!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Risoto de Camarão



Sou suspeito para comentar deste prato que é, sem dúvidas um dos meus preferidos e por ter aprendido com minha patroa que manda muito bem na cozinha (quando eu deixo. rsrsrs). Pode fazer sem medo e espere os elogios. Com este prato, não erro!

Ingredientes:

- 2kg de camarões médios descascados
- 3 xic. de arroz branco
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho amassado
- 2 creme de leite
- 1 copo de requeijão
- 2 pctes de queijo ralado
- 1 copo de leite
- 1 col. sopa de salsa picada
- Azeite
- Pimenta do reino
- 1 col. sopa de sal

Modo de preparo:

Lave os camarões e tempere-os com azeite, uma pitada de sal, pimenta do reino e salsa picada. reserve.
Refolgue a cebola com algo. Quando dourar, acrescente o creme de leite e o leite. Quando ferver em fogo baixo, coloque sal e requeijão. Dissolva o requeijão e coloque os camarões, em seguida coloque o arroz e deixe ferver por 5 minutos (ou até atingir a consistência desejada. Caso fique muito grosso, coloque mais um pouco de leite e deixe ferver por mais 5 minutos).
Decore com salsa picada e sirva.

Rendimento: 6 pessoas.

Bolo de Sorvete




Esta receita minha esposa viu no GNT com a Nigela e decidimos fazer dando nosso toque.
Bem rápida mesmo! Apenas três ingredientes.

Ingredientes:

- 1 Pote de sorvete de creme
- 200g de castanhas de caju em pedaços
- 200g de chocolate ao laite em pedaços

Modo de preparo:

Forre uma forma com filme plástico e reserve.
Com a batedeira bata o sorvete até que fique com consistência cremosa, homogênea. Acrescente os pedaços de castanha e chocolate, bata até misturar bem. Despeje na forma, cubra com plástico filme e deixe no congelador/freezer por 2 horas.

Calda:
- 1 lata de creme de leite
- 200g chocolate amargo
- 1 xic. leite

Em banho maria derreta o chocolate e em fogo baixo acrescente os demais ingredientes formando uma mistura homogênea. Quando atingir ponto de calda, está pronto!

Sirva em fatias e coloque a calda por cima.

Rendimento: 10 porções.

Torradas "Garlic Bread"




Estas torradas são inspiradas nas famosas e deliciosas "Garlic Breads" da Pizza Hut. Facílimas de fazer e faz o maior sucesso entre amigos. Ideal para petiscos de última hora.

Ingredientes:

- 4 pães novos ou dormidos (não pode ser com pão duro)
- Extrato de tomate
- Azeite
- 2 Col. sopa de azeitonas sem caroço
- 1 pcte de queijo ralado
- Orégano

Modo de preparo:

Corte os pães em fatias com aprox. 3 cm de espessura. Coloque-os numa forma untada com azeite. Derrame azeite por sobre todas as fatias. Espalhe 1col. de chá de extrato de tomate em cada fatia (prefiro o Pomarolla pois é temperado e contém pedaços de tomate). Polvilhe bastante queijo ralado e um pouco de orégano. Por fim, coloque as azeitonas picadas e coloque em forno alto pré-aquecido por aproximadamente 10 minutos.
Atenção: Os pães não devem ficar duros ou tostados. O forno deixará crocante por fora e macio por dentro. Por este motivo não fica bom se usar pão duro. Cuidado com as azeitonas. Coloque poucas, pois o queijo ralado já é salgado.

Dica: No lugar do pão francês, pode-se usar outros tipos de pães.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Carne ao vinho




Deu pra ver que eu gosto de massa, né? Meus triglicerídeos agradecem, mas é hora de falar de coisa boa: COMIDA!
Na verdade essa carne era pra ser ao molho madeira, mas como na hora "H" não tinha shoyo em casa, resolvi improvisar e inventei essa receita que nos surpreendeu.
Para os que não gostam de bebida alcoólica, não se preocupem pois todo o álcool do vinho evapora e o que fica é o sabor delicioso e a carne supermacia.
Essa eu assino embaixo. Boa sorte!


Igredientes:

500g de filé / alcatra / patinho
200g massa Taglierini
2 xic. vinho tinto
1 cebola grande em rodelas finíssimas
1 dente de alho ralado
1 creme de leite peq (200g)
2 col. sopa de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

Carne:

Corte a carne em tiras, tempere com sal, pimenta do reino e alho. Coloque numa panela aquecida com a manteiga já derretida junto com a cebola. A carne vai soltar um suco próprio e quando estiver secando acrescente o vinho tinto, tampe e deixe ferver até reduzir o vinho pela metade. Acrescente o crème de leite, cozinhe por 7 minutos ou até reduzir mais o l´qiquido formando um molho denso.

Massa:
Coloque a massa em água fervente por aproximadamente 15 minutos (ver instruções na embalagem). Escorra e reserve em água morna.

Molho:

Você pode aproveitar o próprio molho da carne ou se preferir, pode fazer um molho mais tradicional que não brigue com o sabor marcante do vinho na carne. Como sugestão, aqueça margarina com um pouco de crème d e leite e sal e coloque por cima da massa, ou simplesmente passé a massa lavada numa panela com azeite e um pouco de salsa desidratada.

Montagem:

Com um garfo de churasco enrole a massa até formar um “vulcão” e coloque a carne por cima, com bastante molho.

Rendimento: 2 porções.

Filé ao molho mostarda



Este é meu prato clássico. Arroz, feijão, bife e batata frita está longe de ser o meu prato preferido.
Além de ser muito fácil e prático, o sabor é incrível.
Chegou gente pra jantar? Esse prato você faz em 30 minutos e todos gostam.

Igredientes:

500g de filé
1 xic. de penne
½ cebola picada
1 dente de alho ralado
2 col. sopa de requeijão tradicional
1 creme de leite peq (200g)
½ xic. de leite
3 col. sopa de mostarda
1 col. sopa de salsinha picada
2 col. chá de sal
Pimenta do reino a gosto
Azeite

Preparo:

Massa:
Coloque a massa em água fervente por aproximadamente 15 minutos (ver instruções na embalagem). Escorra e reserve. Na hora de servir, lave a massa e passe-a na panela com um pouco de azeite e acrescente a salsinha picada. Desligue o fogo e misture bem.

Molho:

Refogue a cebola e quando estiver dourada, acrescente o creme de leite, requeijão, mostarda, leite e o sal a gusto. Cozinhe por 5 minutos mexendo sempre.

Carne:

Corte o filé em 4 medalhões com aproximadamente 2,5cm de espessura (ao contrario do tornedor, estes medalhões devem ser mais finos para que fiquem “ao ponto” num tempo menor de preparo), tempere-os com sal, alho e uma pitada de pimenta do reino em cada.
Aqueça uma panela com um pouco de azeite e quando estiver bem quente coloque os medalhões em torno de 5 minutos de cada lado.

Montagem:

Coloque dois medalhões de file ao lado do penne e coloque o molho por cima da carne.

Dica:
Ao invés de filé, pode-se usar a alcatra. Sempre que usar alho, parta-o ao meio e retire um fileto dos dois lados. Com isso você evita a indigestão do alho.

Rendimento: 2 porções.

Arroz de Polvo



Este prato foi feito na cara e na coragem. Olhei algumas receitas na internet, perguntei a algumas pessoas, e a mulher da peixaria foi a que mais me inspirou.
O resultado foi excelente. Um autêntico arroz de polvo, baseado no que como no Guaiamum Gigante. Segundo minha esposa, esta receita não deixou a desejar.
Prometo que assim que fizer novamente, tiro uma foto melhor, pois esta foi do celular. Acredite, o sabor é bem melhor do que esta foto. rsrs.
Divirta-se!

Ingredientes:

2 xic. arroz
1,5 Kg de polvo limpo
500g de camarão médio descascado
2 cebolas grandes picadas
1 tomate grande picado
1 pimentão amarelo picado
1 pimentão vermelho picado
1 pimenta dedo-de-moça picada
1 alho
1 xic. Azeite
1 ramo de coentro e cebolinho picados
1 col. sopa colorífico
1 tablete de caldo de legumes
1 leite de coco peq. (200ml)
1 creme de leite peq. (200g)
Pimenta do reino a gosto

Preparo:

Coloque o polvo já limpo e lavado na panela de pressão junto com uma cebola inteira descascada e o tablete de caldo de legumes. A água na panela deve ser suficiente para cobrir o polvo com uns quarto dedos acima. Após começar a apitar a panela, deixe por 30 minutos. Tire o polvo, corte em rodelas pequenas e reserve a água.
Refolgue todos ingredientes inclusive o polvo cortado, com exceção apenas do arroz. Quando a cebola dourar, jogue o arroz, misture tudo e coloque a água usada para cozinhar o polvo.
Tampe e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até que o arroz esteja no ponto. Caso seque antes, adicione aos poucos mais água do polvo.

IMPORTANTE: Não deixe o arroz cozinhar demais para que não fique mole. O ideal é deixar secar um pouco antes de ficar pronto, para que o arroz de polvo não fique com muito caldo, parecendo um ensopado.

Rendimento: 4 porções

Medalhão de Chester ao molho de maracujá e Batata Rostie




Só de lembrar este prato, me dá água na boca.
Um ótimo exercício de como pegar uma comida congelada e dar um requinte a ela.
Um prato bonito e a batata rostie é uma experiência muito legal. Visual e sabor muito bom!

Ingredientes:

2 medalhões de chester com bacon
2 rodelas de abacaxi
1 maracujá
2 batatas grandes
1 cebola picada
2 dentes de alho
1 pitada pimenta do reino branca
manjericão fresco
manjericão desidratado
1 lata de crème de leite
2 col. Sopa de requeijão
2 col. Sopa de parmesão ralado
2 col. Sopa trigo
sal a gusto

Preparo:

Molho:
Refolgue 1/2 cebola picada, 1 dente de alho, pimenta do reino branca e sal a gosto . Ao dourar, acrescente o trigo para fazer um crème ralo. Acrescente o creme de leite e o requeijão e uma pitada de manjericão fresco com 1 col. De sopa de parmesão ralado. Coloque o caldo de 1 maracujá e ferva em fogo baixo por 5 minutos. Passe no liquidificador ou mix. Acrescente um pouco de manjericão fresco (folhas inteiras) e reserve.

Batata Rostie:
Com ralador grosso, rale as 2 batatas inteiras (geladas) e enxugue com um pano de prato para retirar toda a umidade.
Refolgue juntamente com ½ cebola , 1 dente de alho, 1 pitada de manjericão desidratado e sal a gusto. Acrescente o restante do parmesão ralado e coloque na geladeira/freezer para esfriar.
Quando estiver fria, faça 2 bolinhos com as mãos e leve em fogo alto pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos numa forma untada.

Medalhões:
Tempere apenas com um pouco de alho e sal, pois o bacon já tem um sabro acentuado. Asse em frigideira até dourer nos 2 lados.
Aproveite a frigideira para assar as 2 fatias de abacaxi, mas sem gordura. Se preferir, pode grelhá-las.

Montagem:
Em um prato, ponha o medalhão sobre a fatia de abacaxi e ao seu lado, a batata rostie. Jogue o molho de maracujá somente sobre o medalhão até encobrí-lo e decore com folhas de manjericão fresco.

Rendimento; 2 porções

Talharim com Camarão ao Molho de Requeijão




Essa receita é típica domingueira. Você abre a geladeira e se vira com o que tem. Mas de fato ficou muito boa.
Apesar de muitos ingredientes, é bem fácil e rápido de preparar. Coloca o vinho branco pra resfriar e boa sorte!

Ingredientes:

200g talharim (pode ser qualquer massa sem recheio)
500g camarão fresco
1 copo de requeijão
½ lata de creme de leite
100 ml de leite
1 Col. Sopa de manteiga ou margarina
50g queijo parmesão ralado
½ Cebola picada
1 dente de alho expremido
1 pitada de salsa
1 pitada de majericão
sal e pimenta do reino a gosto


Preparo:

Ferva 1 litro d´água com um fio de oleo ou azeite e 1 collher de chá de sal. Quando começar a ferver, coloque o talharim por volta de 10 minutos (ver as instruções na embalagem). Escorra, lave em água fria e reserve.

Numa panela pequena, refogue a cebola com a manteiga, alho, salsa, manjericão, pimenta e sal a gusto. Quando a cebola dourer, jogue o crème de leite com o leite e deixe ferver. Coloque o requeijão, dissolva em fogo baixo. PAsse no liquidificador ou mix e reserve.

Asse os camarões já temperados em salsa, manjericão, sal e pimenta do reino, numa frigideira com manteiga ou azeite extra virgem. Quando ficarem alaranjados, junte-os ao molho. Ferva em fogo baixo por 5 minutos.

Antes de servir, jogue água morna sobre o talharim para soltá-lo.

Sugestão de montagem: Coloque uma porção de talharim como uma trouxa e jogue o molho com os camarões por cima. Para decorar, folhas de manjericão.

Rendimento: 2 porções.